domingo, 21 de janeiro de 2024

MUNDO EVT

 O MUNDO EVT

O programa da disciplina encontra-se atualmente distribuído por duas, Educação Visual e Educação Tecnológica, com conteúdos e currículos independentes, mas que derivam da disciplina mãe EVT, mantendo o mesmo programa de 1992. Enquanto EVT, por ser uma disciplina considerada prática, e com 4 horas semanais, a lecionação cabia a dois professores em simultâneo, o chamado par pedagógico, com ganhos para a avaliação formativa e aprendizagens dos alunos,  profundamente alterado com a lecionação de cada disciplina por um só professor com a carga horária só de dois tempos letivos semanais para cada uma delas. Em 2010 com a divisão da disciplina e a distribuição do programa de EVT por duas disciplinas , Educação Visual e Educação Tecnológica, lecionada cada uma delas por um professor, terminou um pouco o sentido prático das duas disciplinas, avolumando-se com o sucessivo aumento do número de alunos por turma dos últimos anos, não perimitindo que a avaliação formativa se aplique convenientemente no âmbito da avaliação contínua.

Em 2012, o programa das duas disciplinas passam a estar organizado em metas nas duas disciplinas (Técnica, Representação, Discurso e Projeto) criando vários problemas e descontinuidades ao professor no sentido de organizar as situações de ensino/aprendizagem para cada disciplina, com separação de conceitos bem estruturados em EVT, para a gestão da avaliação formativa. 

Esse papel parece que foi "oferecido" ás editoras com manuais organizados em função das metas, num festival ilustrativo e imagético, na maioria dos casos excessivo, a que os autores tentavam dar algum sentido.

Em 2021 as duas disciplinas foram reduzidas a um conjunto de aprendizagens essenciais, desvalorizando notóriamente esta área do conhecimento e as aprendizagens que os alunos deveriam experimentar, com rigor, disciplina, criatividade, reponsabilidade, conferindo-lhes um ar de ATL, contrariando o que o programa da disciplina de EVT na sua introdução preconizava em relação aos fim aspetos lúdicos das experiencias dispersas da expressão gráfica, artistica e tecnológica do 1º ciclo.



Sem comentários: